terça-feira, 22 de junho de 2010

Pará registra maior saldo de geração de emprego dos últimos quatro anos

O Pará encerrou o mês de maio com o maior volume de admissões da Região Norte, com um total de 24.257 empregos, seguido do Amazonas, com 17.958. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, que confirmam a trajetória de expansão da economia brasileira, com 1.693.332 novas admissões. A Região Norte criou 69.064 empregos, em que quase todos os estados registraram saldos positivos, apenas os Estado de Roraima (-117) e do Amapá (-160) obtiveram números negativos.

O Estado do Pará também apresentou recorde com saldo positivo de 4.171 postos formais de emprego. No ano passado no mesmo período registrou recuo, devido os reflexos da crise mundial. E pelo quinto mês consecutivo janeiro (1.680), fevereiro (4.203), março (750), abril (2.994) e maio (4.171) o mercado de trabalho em 2010 registra números positivos no saldo, mostrando a expansão e vitalidade da economia local.

Segundo os dados analisados pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), Pará apresenta um quadro de forte expansão econômica, sendo que o aquecimento da economia nos cinco primeiros meses de 2010 gerou um saldo total significativo de postos de trabalhos, da ordem de 13.798. "Isso implica não somente retomada do crescimento, como registrando a maior geração de postos de trabalho para o mês de maio nos últimos quatro anos”, afirma Anaiza Pimentel, técnica do Núcleo de Análise Conjuntural do Idesp.

Das oito oito atividades econômicas analisadas, seis setores obtiveram saldos positivos: construção civil (1.311), serviço (1.274),comércio (1.157), indústria de transformação (289), extrativa mineral (216) e agropecuária (9). O município de Belém obteve o melhor saldo, com 1.382 postos, liderando a oferta de trabalhos formais no Estado, com 7.913 admissões. Em segundo lugar Parauapebas registrou saldo de 893 empregos com 2.270 contratações, reforçando a percepção de continuidade de expansão do setor minero-metalúrgico e da rede de serviços que se desenvolve no entorno deste segmento.

Em relação aos setores que mais se destacaram na criação de postos de trabalho, maio mostra que o setor de construção civil obteve o melhor saldo, dentre todas as atividades, apresentando maior número de contratações do que demissões. Este setor, além de grande empregador, gera um conjunto de serviços auxiliares, extremamente importantes para dinamização da economia

2 comentários:

  1. A análise da economia paraense no atual período revela o enorme potencial que possui de crescimento econômico. Temos que aproveitar a atual conjuntura para debater e propor uma agenda de desenvolvimento com inclusão social, capacidade tecnológica e avanços na qualificação da força de trabalho paraense. O momento é propicio, temos os elementos necessários e a vontade política aponta para tal.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente o Pará assume uma forte posição regional de crescimento econômico com inclusão social. O Pará precisa continuar neste rítimo para eliminar de vez a chaga da pobreza de seu território. O Pará é, definitivamente, a bola da vez !!!

    ResponderExcluir