terça-feira, 29 de junho de 2010

Boletim de Conjuntura: agropecuária paraense empregou mais de 9 mil em 2010

O Idesp - Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambientald do Pará, divulgou no último dia 24, o Boletim de Conjuntura que apresenta dados da agropecuária paraense. O presidente do Idesp, José Raimundo Trindade, fez a divulgação das informações e comentou sobre a verticalização da produção local.  “O debate sobre verticalização da produção local parece permanente. É preciso ter conhecimento agregado, no sentido de apontar saídas para se ter o desenvolvimento concretizado”, afirmou o presidente do Idesp.


A análise mostra que somente nos quatro primeiros meses deste ano, o setor foi responsável por 9.258 contratações formais, segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho, com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que em 2009 gerou total de 29.828 admissões.

A maior produção no Pará é de raiz de mandioca (5.026.548), seguida das de cana-de-açúcar (698.805), milho (552.112) e banana (503.958). Acará é o maior produtor de raiz de mandioca, para mercados estadual e sobretudo nacional, no qual o Pará lidera o ranking da produção, com participação de 18,89 %, seguido do Paraná, com 16,05 % e da Bahia, com 15,66 %, que juntos são responsáveis por aproximadamente 50,60 % do volume produzido no país. O Pará foi responsável em 2009, por aproximadamente 5,0 milhões de toneladas de raiz.

O Boletim de Conjuntura mostra ainda que a exportação de boi vivo já é a quinta de maior expressão na pauta de exportação paraense, alcançando cerca de US$ 423 milhões, considerando as exportações para reprodução, que corresponderam a pouco mais de US$ 13 milhões, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – SECEX/MDIC. Ainda longe de se equiparar às exportações minerais, a exportação de boi vivo representa cerca de 5% de tudo que é exportado pelo estado. Mesmo ainda tendo pouca representatividade na balança comercial paraense, o Pará é o maior exportador de boi vivo do país, sendo responsável por mais de 95% do valor nacional exportado em 2009. Os principais destinos são Venezuela (83,2%) e Líbano (16,4%).

O Boletim de Conjuntura do Idesp, divulgado mensalmente com temas difereniados, relacionados ao desenvolvimento do Estado, pode ser acessado, na íntegra, no site http://www.idesp.pa.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário