sexta-feira, 14 de maio de 2010

Emir Sader fará palestra em Belém

O cientista político Emir Sader será a atração deste mês do ciclo de debates “Diálogos sobre Desenvolvimento”, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará (Idesp). Em foco estará o panorama da política brasileira desde a década de 30 até a atualidade, na palestra “O Brasil de Getúlio a Lula”, em que Sader deverá abordar os principais aspectos que contribuíram para o desenvolvimento do País.

O evento ocorrerá no próximo dia 19, às 10 horas, no auditório da entidade, com participação gratuita e voltada para interessados em política, acadêmicos, universitários, representantes de Organizações Não Governamentais. A programação antecede o lançamento do livro “O Brasil entre o Passado e o Futuro”, às 19h, em espaço de eventos em Belém, no qual o autor escreve juntamente com Marco Aurélio Garcia, Secretário Especial de Política Exterior, da Presidência da República.

Emir Sader é sociólogo e cientista político brasileiro. De origem libanesa, é graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre em filosofia política e doutor em ciência política por essa mesma instituição. Nessa mesma universidade, trabalhou ainda como professor, inicialmente de filosofia e posteriormente de ciência política. Trabalhou também como pesquisador do Centro de Estudos Sócio Econômicos da Universidade do Chile e foi professor de Política na Unicamp. Atualmente, é professor aposentado da Universidade de São Paulo e dirige o Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é professor de sociologia. É autor de "A Vingança da História", entre outros livros.

Pensador de orientação marxista, Sader colabora com publicações nacionais e estrangeiras e é membro do conselho editorial do periódico inglês New Left Review. Presidiu a Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS, 1997-1999) e é um dos organizadores do Fórum Social Mundial.

O ciclo de debates Diálogos sobre Desenvolvimento é uma proposta de realizar, mensalmente, um debate com especialistas de diversas áreas do conhecimento para sobre temas atuais relacionados ao desenvolvimento local e nacional. A iniciativa já trouxe o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, entre outros palestrantes como jornalistas e pesquisadores da Universidade Federal do Pará (Ufpa) e Museu Paraense Emílio Goeldi, para conversar com o público.

O evento tem inscrições gratuitas pela internet (www.idesp.pa.gov.br).

Diálogos sobre Desenvolvimento
Data: 19/05 (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório do Idesp (Av. Municipalidade, 1461, Umarizal – prédio anexo ao Sebrae)
Mais informações: 3321.0600 ou pelo site WWW.idesp.pa.gov.br

Um comentário:

  1. A presença do professor Sader em Belém consolida a excelente prática de debater com a sociedade paraense os grandes temas vinculados ao desenvolvimento. Na sua exposição Sader mostrou de forma clara o quanto as diferenças entre projetos de governo definem os rumos de uma sociedade. Especificamente a sociedade brasileira foi redefinida na década de 30 pelas grandes modificações advindas tanto do processo de crise econômica, quanto pelas decisões de ação minimamente planejada do primeiro período Vargas. A estruturação do Brasil moderno e os condicionantes do desenvolvimento que marcaram aquele período sua comparação com o Brasil atual foram elementos tratados por Emir nos diálogos.
    Construir o planejamento do desenvolvimento e consolidar a pluralidade de idéias são componentes centrais para se pensar o Brasil e o Pará do futuro.

    ResponderExcluir