segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Núcleos Regionais da Defensoria serão analisados em estudo do IDESP

Respeitar o bem estar da população. Esta é a razão principal do projeto “Redescobrindo o Assistido”, resultado do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) e a Defensoria Pública do Estado, assinado em 2010 e renovado na tarde da última sexta-feira (30), pela presidente do IDESP, Adelina Braglia e pelo Defensor Público Geral, Antônio Cardoso.

Para este, o primeiro ano do projeto foi satisfatório e de extrema importância pois “sem pesquisa, sem conhecimento, não se avança e os recursos públicos são desperdiçados”.

A presidente do IDESP, Adelina Braglia considerou louvável a posição da Defensoria de se colocar aberta à pesquisa e dar total autonomia para que os técnicos e bolsistas do Instituto pudessem trabalhar.

Além disso, ela lembrou que, mais uma vez, o Instituto pôde cumprir a sua missão, contribuindo na avaliação de políticas públicas, e, consequentemente, no aprimoramento da garantia de cidadania para todos.

O coordenador acadêmico do primeiro ano do projeto, professor Josep Vidal, destacou a autonomia que a equipe de trabalho teve dentro da Defensoria Pública e destacou o conhecimento adquirido durante a pesquisa, além da predisposição de técnicos, defensores e cidadão em responder aos questionários.

“Agradeço à equipe, aos defensores, aos cidadãos, pude aprender mais sobre a realidade do Pará e perceber a sensibilidade das pessoas que precisam dos defensores e dos técnicos da Defensoria”, confessou o professor.

O primeiro ano do convênio analisou os núcleos da Defensoria Pública em Belém e Ananindeua e deu origem a cinco relatórios, que serão lançados em forma de coletânea no próximo dia 17. A renovação assinada na sexta-feira possibilitará a continuação do trabalho, agora intitulado “Redescobrindo o Assistido no Pará”, que pretende percorrer os núcleos regionais da Defensoria em 104 municípios do Estado, analisando-os qualitativa e quantitativamente.

Leia mais em: http://www.idesp.pa.gov.br/noticias/leiamais.php?valor=59

Nenhum comentário:

Postar um comentário