quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Idesp será tema de “Diálogos sobre Desenvolvimento”

Toda a atuação da entidade estará resumida em um relatório e debate com o público

A trajetória do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), após a sua recriação em 2007, será o tema do ciclo de debates “Diálogos sobre Desenvolvimento”, que ocorrerá nesta sexta-feira, dia 03, às 10h, no auditório da entidade. O evento terá como tema “Idesp: continuidade institucional”, e contará com convidados de instituições parceiras e de pessoas que contribuíram, de alguma forma, para a consolidação das atividades de pesquisa da instituição, que são utilizadas como subsídio para políticas públicas. “O Idesp buscou neste últimos dois anos consolidar sua vocação de instituição articuladora pelo desenvolvimento”, afirma o presidente do Idesp, o economista José Raimundo Trindade.

O Idesp atuou na geração de conhecimento técnico para entendimento do contexto paraense, seja econômico ou socioambiental. “Temos o entendimento de que somente elegendo um projeto estrutural de alteração da realidade econômica e social do Pará é que poderemos efetivamente romper com os indicadores que historicamente nos acompanham, principalmente a pobreza absoluta e os péssimos números referentes à educação”, comenta Trindade. Entre as inúmeras desenvolvidas pela entidade, os destaques são para o projetos “Produtos Florestais Não- Madeireiros” e a de acompanhamento e análise da Pesquisa Nacional pro Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE.

Um arranjo institucional com as principais instituições de pesquisa do país e também paraenses possibilitou ainda ao Idesp a formação de um banco de dados que, atualmente, já possui mais de um milhão de informação sobre o Pará. “O desenvolvimento de uma ferramenta possante como o SIE nos possibilita afirmar que o Idesp cumpriu positivamente nestes três anos de criação sua etapa juvenil, fazendo-se necessário agora consolidá-lo e estabelecer sua trajetória de futuro”, avalia o presidente do Idesp. O SIE é uma ferramenta disponível na internet, para consultas que atendem desde profissionais e acadêmicos, até pesquisas escolares abrangendo informações sobre educação, saúde, saneamento, segurança, entre outros referenciais.

No evento, o Idesp anunciará a realização de concurso público, previsto para o primeiro semestre de 2011 para formação de quadro funcional efetivo da entidade e, ainda, será distribuído um relatório de ações da entidade, informando sobre suas contribuições à sociedade. As inscrições estão sendo feitas gratuitamente no site www.idesp.pa.gov.br

Confira, na íntegra, a entrevista com o presidente do Idesp, José Raimundo Trindade, no site www.idesp.pa.gov.br


“Diálogos sobre Desenvolvimento”

Data: sexta-feira, dia 03

Horário: 10h

Local: auditório do Idesp (rua Municipalidade, 1.461, Umarizal – prédio anexo ao Sebrae)

As inscrições estão sendo feitas gratuitamente no site www.idesp.pa.gov.br







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário