terça-feira, 19 de outubro de 2010

Pará bate novo recorde na geração de empregos

Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam ainda o desempenho do Pará como o maior da região.

O mês de setembro representou dois recordes para o mercado formal de trabalho paraense: destaque entre os estados da Região Norte, e o melhor desde a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego. O estudo trouxe uma síntese do comportamento do mercado formal paraense, em setembro de 2010, quando foram criados 4.605 empregos celetistas, equivalente à expansão de 0,77% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Cabe ressaltar que esse desempenho é o melhor da Região Norte.

“O saldo superior do Pará em relação aos estados nortistas demonstra o grau de positividade da economia paraense nos últimos anos”, avalia o economista José Raimundo Trindade, presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp). O resultado decorreu do crescimento do emprego principalmente no setor de Serviços, responsável por 1.459 postos e do Comércio, com a geração de 1.132 postos.
Evolução do emprego formal no Pará
Período: 2003 a 2010

O mercado paraense também apresenta bons resultados no acumulado do ano, no qual os números mostram que nos primeiros nove meses houve acréscimo de 34.280 postos, um percentual de 6,01%. Este resultado foi o segundo melhor de toda a série histórica do CAGED, em termos absolutos e relativos, sendo superado apenas pelo ocorrido em 2004, quando o saldo foi de 36.157 novos postos de trabalho.

Nos últimos doze meses, o acréscimo foi de 6,82% no nível de emprego, representando a geração de 38.631 postos de trabalho. Em termos absolutos, este resultado foi o melhor da Região Norte.

A Região Metropolitana de Belém registrou acréscimo de 1.523 empregos formais, aumento 0,50%. Em termos absolutos, este foi o terceiro melhor desempenho de toda a série histórica do CAGED para o período, sendo menor apenas que o ocorrido em 2008 (+2.008 postos) e 2006 (+1.551 postos).


Comportamento do emprego segundo Setores de Atividade Econômica:



4 comentários:

  1. O Pará vem mostrando desde o final de 2009 que sua economia está a cada dia mais sólida e preparada para novos desafios e alçar novos ares. Vamos torcer para que continue assim, pois gerar emprego é essencial para quem almejar voos mais longos.

    ResponderExcluir
  2. Os dados são eloquentes do momento paraense, temos condições privilegiadas e de efetivo crescimento do Pará!

    ResponderExcluir
  3. O Pará está mostrando ser destaque na região na geração de empregos, o que é sinal de dessenvolvimento. Geração de renda é fundamental para se ter uma população satisfeita por ter comida na mesa.

    ResponderExcluir
  4. Emprego é renda, e renda é desenvolvimento paraense!

    ResponderExcluir