quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A economia do Círio será tema de debate no Idesp

O foco será estudo sobre o Arranjo Produtivo Local da festa da padroeira dos paraenses.

A maior festa dos paraenses será o foco do ciclo de debates Diálogos sobre Desenvolvimento, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Pará (Idesp), nesta quarta-feira, dia 6, às 10h, na sede a entidade. O público irá conhecer a pesquisa “O Círio de Nazaré de Belém do Pará: a economia da fé”, do professor, com nível de doutorado, Francisco de Assis Costa, da Universidade Federal do Pará. “O objetivo é apresentar esse ´evento total´ como um sistema submetido à regulação por princípios reprodutivos que combinam forças de expansão e de retração e demonstrar sua capacidade adaptativa e de expansão sob tais condições, nesses mais de duzentos anos de ocorrência. Como parte da análise, uma avaliação do seu significado para a economia de Belém”, afirma o pesquisador.

O estudo fez um retrato do Arranjo Produtivo Local (APL) do Círio de Nazaré, considerando aspectos culturais e econômicos, no qual o pesquisador analisou a festa desde sua trajetória. Será possível conhecer as transformações que a festa adquiriu durante os séculos de realização, como o acréscimo de peregrinações nas últimas décadas, para acompanhar a adesão de fiéis dos mais diversos perfis, para compreender os impactos na economia local.

Para Francisco, “o Círio, como um sistema capaz de se auto-organizar, vem ajustando ao longo do tempo uma estrutura própria de governança, a tornar mais eficientes a disponibilização dos meios de realização, a preservação da memória, a formação de mecanismos de feed back, a sistematização do aprendizado e a absorção das capacidades alcançadas em outros sub-sistemas sociais e sua utilização nos ajustamentos de trajetória e correção de rumo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário