sexta-feira, 2 de março de 2012

Seminário discute sobre construção civil no Pará

O Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) realizou, no dia 28 de fevereiro de 2012, o primeiro evento da nova fase da série de seminários “Diálogos sobre Desenvolvimento” que começou em 2010 e teve uma breve pausa para reformulação durante o ano passado.

O tema escolhido para a retomada dos debates promovidos pelo Instituto foi “Perspectivas e Desafios Socioeconômicos da Construção Civil no Pará para os Próximos Anos”, com o objetivo de discutir o panorama atual e futuro do setor e o comportamento das políticas públicas no território paraense.

Durante o evento, foram discutidos os números do setor, a conjuntura econômica, o crescimento, gerado principalmente pela extensão do crédito, fruto das leis n. 9.514/97 e n. 10.931/04 e medidas do Banco Central, além de investimentos na ordem de R$ 139 bilhões previstos para o setor até 2016.

A qualificação profissional e a segurança no trabalho também foram assuntos debatidos, juntamente com os números do mercado de trabalho no último ano, os programas e obras do governo que influenciam o aquecimento do setor. Ainda foi a abordada a necessidade de um bom planejamento, infraestrutura e uma logística eficaz para o desenvolvimento da Construção Civil paraense.

Por fim, destacou-se a importância da gestão ambiental nas empresas do ramo, assunto este pouco conhecido e abordado nelas, das quais poucas perceberam que a sustentabilidade não é um entrave e sim um investimento.

Outras informações sobre o seminário e o setor da Construção Civil paraense, além das apresentações dos palestrantes do evento, podem ser obtidas no site http://www.idesp.pa.gov.br/ na seção "Notícias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário