sexta-feira, 20 de maio de 2011

Idesp entrega estudo sobre perfil da Defensoria Pública

Analista do Idesp recebe visitante do estande da entidade, no Centur.

 O Instituto de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Pará (Idesp) fez a entrega oficial nesta quinta-feira, dia 19, de relatórios do projeto Redescobrindo o Assistido que traçou um perfil do atendimento da Defensoria Pública no Estado, quantificando demandas de assistidos e de defensores por localidades; identificando perfis sociais, econômicos e culturais, assim como as necessidades dos beneficiados em relação ao cumprimento dos direitos garantidos constitucionalmente. A entrega do estudo, feita pela presidente do Idesp, Adelina Braglia, ocorreu no evento que marcou o Dia do Defensor Público, no Centur. “O Idesp reafirma o compromisso de continuar este produto. Os resultados permitem à Defensoria Pública e ao conjunto do Governo ter a dimensão da distância entre a população desprovida dos seus direitos e o direito à cidadania”, afirmou Adelina.

A representante do Idesp fez a entrega de cinco relatórios, que resultam da primeira etapa do termo de cooperação técnica entre as duas entidades: “Relatório dos Núcleos da Defensoria Pública”, “Análise do Sistema de Informação da Defensoria Pública do Estado do Pará e Diagnóstico Socioeconômico”, “Análise Socioeconômica e Mapa da Exclusão de direitos dos municípios”, “Identificação da Imagem da Defensoria Pública do Estado do Pará” e “Perfil institucional da Defensoria Pública do Estado do Pará”.

O estudo busca identificar potencialidades e fragilidades do atendimento defensores públicos, para melhorar a assistência jurídica aos assistidos. O próximo passo do convênio entre Idesp e Defensoria Pública tem como propósito imediato a identificação de municípios com maior necessidade de assistência, assim como o estudo de dados e atendimentos dos relatórios do Sistema Informacional da Defensoria Pública do Pará. O projeto Redescobrindo o Assistido busca informações qualitativas e quantitativas, com exatidão, dos atendimentos prestados pela Defensoria Pública, bem como apresentar dados que possibilitem o detalhamento dos serviços prestados pela instituição.

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