quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Idesp expoe projetos na Feira de Ciência e Tecnologia

Primieiros visitantes do estande do Idesp conferindo as publicações da entidade.
Os estudantes que visitarem a 3ª Feira de Ciência e Tecnologia, que se estende até amanhã, dia 20, no Hangar, irá conhecer as iniciativas do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), que somente neste ano realizou eventos e seminários para mais de 2,5 mil pessoas de todo o Estado, com o objetivo de ampliar o debate sobre o desenvolvimento paraense.

Pesquisadores utilizarão linguagem acessível para expor projetos sobre Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, Produtos Florestais Não-Madeireiros, Produto Interno Bruto (PIB), e entre outros assuntos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), no qual o Idesp realiza o relatório em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A entidade possui convênio de cooperação técnica com o Idesp desde março deste ano.

O destaque da programação será o Serviço de Informação do Estado (SIE), o banco de dados que já possui mais de um milhão de informações armazenadas sobre o Pará. Sobre o assunto, os visitantes da feira poderão participar de um bate papo com o diretor de Estatística, Tecnologia e Gestão da Informação, Tarcísio Ribeiro, nesta quinta-feira, dia 19, às 17 horas, no estande do Idesp. “Estamos em um caminho sem volta, em que a tendência é o uso cada vez mais ampliado das informações estatísticas e espaciais disponíveis em meio digital e acessíveis de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora através da internet”, comenta Tarcísio, que coordena as ações de concepção e gestão do SIE.

SIE - Facilitar o acesso a pesquisas e indicadores da realidade paraense. Esse é um dos desafios que mobilizou o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará (Idesp) a lançar uma iniciativa inovadora para ampliar o acesso às informações sobre os municípios paraenses: o site do Serviço de Informação do Estado (SIE), que integra informações de instituições de pesquisas de todo o País, particularmente da administração pública do Pará, sobre o cenário socioeconômico e ambiental do Estado, em estatísticas, recursos visuais de informações espaciais e análises de especialistas.

Montagem do estande pela equipe do Idesp.
“O Idesp tem como missão produzir, articular e disseminar conhecimento e informação para subsidiar o planejamento de políticas públicas e do desenvolvimento do Estado do Pará, o que implica o crescente aprimoramento tanto de metodologias e exposição de pesquisas e indicadores da realidade paraense, como também, o que é fundamental, aperfeiçoar processos de socialização dessas informações. A sociedade em que vivemos é de um novo tipo. É uma sociedade do conhecimento, portanto o acesso à informação e o uso da mesma é pré-requisito para o nosso desenvolvimento social e econômico. Por meio do SIE, o Idesp se consolida enquanto instituição a serviço da sociedade e do poder público”, argumenta o presidente do Idesp, José Raimundo Trindade. Ele lembra ainda que, através do SIE, o Idesp contribui com um instrumento essencial para a sociedade paraense, que facilita ações de planejamento a curto, médio e longo prazo, traduz em números a realidade cotidiana do Estado, e contribui para a formação do cidadão.

O SIE reúne dados fornecidos por instâncias da administração pública, pelo Idesp e outras reconhecidas instituições de pesquisa do Brasil - entre elas o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), o Ministério do Trabalho (MT), o Tribunal Regional Eleitoral, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará e a Defensoria Pública do Estado do Pará, entre outros.

O Serviço de Informação do Estado é uma iniciativa pioneira na região Norte. Hoje oferece estatísticas integradas a recursos de imagem de informações espaciais e também a bases textuais de análises e estudos de instituições produtoras de conhecimento.

No site é possível visualizar a região a ser pesquisada, de acordo com parâmetros da Comissão Nacional de Cartografia (Concar), especificados na Estrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).


Os visitantes do estande podem acessar os canais web do Idesp, como o blog.
PROGRAMAÇÃO ESTANDE IDESP

Dia 18.08
Manhã - Institucional Idesp

Tarde - Assentamentos precários

Noite - SIE

Dia 19.08

Manhã - ODM

Tarde - Bate papo para apresentação SIE

Noite - Produtos Florestais Não-Madeireiros

Dia 20.08

Manhã - Apresentação SIE

Tarde - Indicadores de qualidade ambiental dos municípios

Noite - PIB




4 comentários:

  1. Inicialmente parabenizar a realização da Feira de Ciência e Tecnologia, importante iniciativa do Governo, claramente coadunado com a percepção de que a única forma de rompermos com o circulo de ferro da pobreza é o investimento em educação, ciência e tecnologia.
    O Idesp mostra o quanto é fundamental termos uma instituição que se destine a organização, sistematização e publicização de informações técnicas sobre o Pará. Todos aqueles que tanto se ressentiam agora já possuem o Idesp e o SIE!!!

    ResponderExcluir
  2. No estande do Idesp também é possível conhecer mais sobre o SIE, que é um banco de dados público, disponível na internet. Para falar mais sobre o assunto, estará no estande o diretor de Esatística do Idesp, Tarcísio Ribeiro, nesta quinta-feira, às 17h. Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  3. Em mais um dia de Feira,nosso colega Mrcos Vinicius,está sendo entrevistado ao vivo pelo jornal da IFPA.Ele comenta sobre o que está sendo exposto no estande do Idesp.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de saber que temos uma entidade de pesquisa preocupada em armazenar informações sobre o Pará. Poder ter acesso pela internet, pelo SIE, foi melhor ainda. Parabéns pela iniciativa do Idesp.

    ResponderExcluir