| Primieiros visitantes do estande do Idesp conferindo as publicações da entidade. |
Pesquisadores utilizarão linguagem acessível para expor projetos sobre Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, Produtos Florestais Não-Madeireiros, Produto Interno Bruto (PIB), e entre outros assuntos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), no qual o Idesp realiza o relatório em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A entidade possui convênio de cooperação técnica com o Idesp desde março deste ano.
O destaque da programação será o Serviço de Informação do Estado (SIE), o banco de dados que já possui mais de um milhão de informações armazenadas sobre o Pará. Sobre o assunto, os visitantes da feira poderão participar de um bate papo com o diretor de Estatística, Tecnologia e Gestão da Informação, Tarcísio Ribeiro, nesta quinta-feira, dia 19, às 17 horas, no estande do Idesp. “Estamos em um caminho sem volta, em que a tendência é o uso cada vez mais ampliado das informações estatísticas e espaciais disponíveis em meio digital e acessíveis de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora através da internet”, comenta Tarcísio, que coordena as ações de concepção e gestão do SIE.
SIE - Facilitar o acesso a pesquisas e indicadores da realidade paraense. Esse é um dos desafios que mobilizou o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará (Idesp) a lançar uma iniciativa inovadora para ampliar o acesso às informações sobre os municípios paraenses: o site do Serviço de Informação do Estado (SIE), que integra informações de instituições de pesquisas de todo o País, particularmente da administração pública do Pará, sobre o cenário socioeconômico e ambiental do Estado, em estatísticas, recursos visuais de informações espaciais e análises de especialistas.
| Montagem do estande pela equipe do Idesp. |
“O Idesp tem como missão produzir, articular e disseminar conhecimento e informação para subsidiar o planejamento de políticas públicas e do desenvolvimento do Estado do Pará, o que implica o crescente aprimoramento tanto de metodologias e exposição de pesquisas e indicadores da realidade paraense, como também, o que é fundamental, aperfeiçoar processos de socialização dessas informações. A sociedade em que vivemos é de um novo tipo. É uma sociedade do conhecimento, portanto o acesso à informação e o uso da mesma é pré-requisito para o nosso desenvolvimento social e econômico. Por meio do SIE, o Idesp se consolida enquanto instituição a serviço da sociedade e do poder público”, argumenta o presidente do Idesp, José Raimundo Trindade. Ele lembra ainda que, através do SIE, o Idesp contribui com um instrumento essencial para a sociedade paraense, que facilita ações de planejamento a curto, médio e longo prazo, traduz em números a realidade cotidiana do Estado, e contribui para a formação do cidadão.
O SIE reúne dados fornecidos por instâncias da administração pública, pelo Idesp e outras reconhecidas instituições de pesquisa do Brasil - entre elas o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), o Ministério do Trabalho (MT), o Tribunal Regional Eleitoral, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará e a Defensoria Pública do Estado do Pará, entre outros.
O Serviço de Informação do Estado é uma iniciativa pioneira na região Norte. Hoje oferece estatísticas integradas a recursos de imagem de informações espaciais e também a bases textuais de análises e estudos de instituições produtoras de conhecimento.
No site é possível visualizar a região a ser pesquisada, de acordo com parâmetros da Comissão Nacional de Cartografia (Concar), especificados na Estrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).
| Os visitantes do estande podem acessar os canais web do Idesp, como o blog. |
PROGRAMAÇÃO ESTANDE IDESP
Manhã - Institucional Idesp
Tarde - Assentamentos precários
Noite - SIE
Dia 19.08
Manhã - ODM
Tarde - Bate papo para apresentação SIE
Noite - Produtos Florestais Não-Madeireiros
Dia 20.08
Manhã - Apresentação SIE
Tarde - Indicadores de qualidade ambiental dos municípios
Noite - PIB
Inicialmente parabenizar a realização da Feira de Ciência e Tecnologia, importante iniciativa do Governo, claramente coadunado com a percepção de que a única forma de rompermos com o circulo de ferro da pobreza é o investimento em educação, ciência e tecnologia.
ResponderExcluirO Idesp mostra o quanto é fundamental termos uma instituição que se destine a organização, sistematização e publicização de informações técnicas sobre o Pará. Todos aqueles que tanto se ressentiam agora já possuem o Idesp e o SIE!!!
No estande do Idesp também é possível conhecer mais sobre o SIE, que é um banco de dados público, disponível na internet. Para falar mais sobre o assunto, estará no estande o diretor de Esatística do Idesp, Tarcísio Ribeiro, nesta quinta-feira, às 17h. Vale a pena conferir.
ResponderExcluirEm mais um dia de Feira,nosso colega Mrcos Vinicius,está sendo entrevistado ao vivo pelo jornal da IFPA.Ele comenta sobre o que está sendo exposto no estande do Idesp.
ResponderExcluirGostei muito de saber que temos uma entidade de pesquisa preocupada em armazenar informações sobre o Pará. Poder ter acesso pela internet, pelo SIE, foi melhor ainda. Parabéns pela iniciativa do Idesp.
ResponderExcluir