Durante o mês de março de 2012, a inflação recuou 0,66 pontos percentuais e atingiu uma taxa de 0,75% na Região Metropolitana de Belém, considerando as variações de preços dos bens e serviços que compõem o orçamento das famílias com rendimentos entre um e oito salários mínimos. Foi o que apontou o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP).
Em grande parte, a baixa se deve à desvalorização do dólar que provocou a estabilidade dos preços das importações e encareceu as exportações brasileiras, gerando aumento de oferta no mercado interno, tornando a maioria dos preços estáveis. Apesar disso, dos nove grupos de despesa pesquisados, três apresentaram taxa acima da média geral, foram eles: Transporte (1,30%), Vestuário (1,13%) e Alimentação e Bebidas (1,10%).
Com exceção do grupo Comunicação que se manteve no mesmo patamar do mês anterior, os demais grupos ficaram do índice geral: Despesas e Serviços Pessoais (0,72%), Educação, Leitura e Papelaria (0,32%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,26%), Habitação (0,18%), Moveis e Equipamentos Domésticos (0,06%).
Confira a íntegra do boletim no site http://www.idesp.pa.gov.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário