sexta-feira, 21 de outubro de 2011

IDESP recebe Vice-Governador

Na manhã de hoje (20), os servidores do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) receberam a visita do Vice-Governador e Secretário Especial de Estado Gestão, Helenilson Pontes, a qual o IDESP está vinculado.




Na oportunidade, o Vice-Governador assistiu a uma apresentação dos serviços disponibilizados no site do IDESP, através de painel de informações, sistema de estatística e registros administrativos, indicadores conjunturais e informações geoespaciais com possibilidade de geração de mapas, disponíveis para impressão e download.



Os produtos regulares do Instituto, como Análise Conjuntural, Mapa de Exclusão Social, Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Cesta Básica, Estatística Municipal também podem ser encontrados na home bem como estudos do Projeto Série e Retrato da Divisão do Estado, dentre outros trabalhos e boletins.



Após conhecer melhor o ambiente virtual sistematizado pelo Instituto, Helenilson Pontes falou da importância das informações contidas no site e disto permitir à sociedade o acesso às informações. “O IDESP já mostrou a capacidade de gerar informação e qualquer decisão correta não pode ser tomada sem informação”, ressaltou.



Segundo o Vice-governador, o site do Instituto é uma das ferramentas importantes para a tomada de decisões do Governo e para divulgar estudos que subsidiem grandes debates, envolvendo temas relevantes como o meio ambiente, energia, mineração etc. O Secretário visitou ainda o salão de pesquisa do IDESP e a sala de cartografia, onde ficou muito bem impressionado com todas as possibilidades de georreferenciamento geradas através do Núcleo de Cartografia do Instituto.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cerimônia de entrega do I Prêmio Estadual de Monografia ocorre nesta quarta-feira

Na próxima quarta-feira o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará realizará a cerimônia de premiação aos dois primeiros colocados do “I Prêmio Estadual de Monografias Professor Roberto Santos – 2010 – Gestão da Informação para o Desenvolvimento do Pará”, às 16horas, na Estação das Docas durante a programação da IV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia.




O trabalho vencedor, intitulado “As micro e pequenas empresas na perspectiva da gestão da informação e inovação no Estado do Pará”, do autor Daniel Melo Almeida, aborda a utilização estratégica do Sistema de Informação do Estado (SIE) na gestão de Micro e Pequenas Empresas e procura explicar como maximizar a função social dessas organizações a partir das mudanças que podem levar ao declínio ou ascensão do negócio.



O segundo colocado, Lucivaldo Vasconcelos Barros, propõe em sua monografia, de nome “Nortes para a criação de um serviço virtual de resposta por demanda empresarial”, um modelo de gestão baseado no compartilhamento de conhecimento e tecnologias para as micro e pequenas empresas paraenses, discorre sobre a necessidade de fortalecimento do SIE, através de políticas públicas e conclui sobre a importância da gestão da informação dos dados exponenciais existentes na internet.



Dos sete trabalhos inscritos, cinco foram eliminados por não obedecerem a determinações do edital. A Comissão Julgadora do prêmio foi composta por representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Instituto Federal do Pará (IFPA), do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) e da Defensoria Pública do Estado



O resultado do prêmio foi publicado no dia 23 de setembro no Diário Oficial do Estado. O primeiro colocado receberá a quantia de três mil reais e o segundo, dois mil. Os autores dos dois trabalhos também serão premiados com notebooks e terão suas monografias publicadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Biblioteca do IDESP atende aos públicos interno e externo

Dois mil trezentos e onze. Esse é o número de títulos já inseridos no sistema de automação de bibliotecas e recuperação de informações AINFO (cedido pela EMBRAPA) pelo Centro de Referência e Informação (CRI) do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP).

Livros, periódicos, folder, multimeios (cd-rom, DVDs etc) e muito mais fazem parte do acervo da biblioteca do IDESP, incluída no CRI, desde sua implantação em 2008. De acordo com a bibliotecária responsável pelo local, Adriana dos Santos, as publicações já inseridas no AINFO são apenas uma pequena parte de todo o material intelectual que está disponível no ambiente.

A biblioteca funciona de segunda a sexta de 8h às 12h e de 13h às 17h. O empréstimo de material só pode ser feito por funcionários do Instituto, mas consultas podem ser realizadas por toda a sociedade. A Biblioteca fica na Rua Municipalidade, 1461, esquina com a Dom Pedro I, no térreo.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Núcleos Regionais da Defensoria serão analisados em estudo do IDESP

Respeitar o bem estar da população. Esta é a razão principal do projeto “Redescobrindo o Assistido”, resultado do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) e a Defensoria Pública do Estado, assinado em 2010 e renovado na tarde da última sexta-feira (30), pela presidente do IDESP, Adelina Braglia e pelo Defensor Público Geral, Antônio Cardoso.

Para este, o primeiro ano do projeto foi satisfatório e de extrema importância pois “sem pesquisa, sem conhecimento, não se avança e os recursos públicos são desperdiçados”.

A presidente do IDESP, Adelina Braglia considerou louvável a posição da Defensoria de se colocar aberta à pesquisa e dar total autonomia para que os técnicos e bolsistas do Instituto pudessem trabalhar.

Além disso, ela lembrou que, mais uma vez, o Instituto pôde cumprir a sua missão, contribuindo na avaliação de políticas públicas, e, consequentemente, no aprimoramento da garantia de cidadania para todos.

O coordenador acadêmico do primeiro ano do projeto, professor Josep Vidal, destacou a autonomia que a equipe de trabalho teve dentro da Defensoria Pública e destacou o conhecimento adquirido durante a pesquisa, além da predisposição de técnicos, defensores e cidadão em responder aos questionários.

“Agradeço à equipe, aos defensores, aos cidadãos, pude aprender mais sobre a realidade do Pará e perceber a sensibilidade das pessoas que precisam dos defensores e dos técnicos da Defensoria”, confessou o professor.

O primeiro ano do convênio analisou os núcleos da Defensoria Pública em Belém e Ananindeua e deu origem a cinco relatórios, que serão lançados em forma de coletânea no próximo dia 17. A renovação assinada na sexta-feira possibilitará a continuação do trabalho, agora intitulado “Redescobrindo o Assistido no Pará”, que pretende percorrer os núcleos regionais da Defensoria em 104 municípios do Estado, analisando-os qualitativa e quantitativamente.

Leia mais em: http://www.idesp.pa.gov.br/noticias/leiamais.php?valor=59